7/04/2011

Que tal uma massagem bem gostosa - Shantala, Tuiná e Tac tic



Massagem em bebês

Desde o momento em que o bebê encontra-se no útero, não existe um instante de união maior entre dois seres. Tanto assim que o bebê vive dos nutrientes maternos os transformado, praticamente, uma só pessoa. Mas, desde o momento que nasce o bebê começa seu desenvolvimento fora do útero e o contato íntimo distancia-se pouco a pouco. Mesmo que isso seja absolutamente natural, mãe e filho são dois organismos completamente individuais desde o nascimento, mas o contato físico não tem por que ser reduzido às trocas de fraldas o ao momento da amamentação.
A nossa pele é extraordinária e é o maior órgão e a ligação mais importante que o homem possui com o mundo. Desde o nascimento, abraçar e acariciar com amor e confiança são vitais para o desenvolvimento saudável de uma criança.
O Toque é uma forma primária de contacto e comunicação. Tocar é um modo natural de estar em contacto com o outro e com o mundo. O Toque é parte importante no dia-a-dia, nutrindo o corpo, a mente e o espírito da criança e fortalecendo os laços entre pais e filhos. Assim, a massagem pode ser um maravilhoso prolongamento do impulso natural que leva os pais a transmitirem amor e dedicação.
Através da massagem o afeto por seu filho, os praticantes dessa técnica seguem uma ordem para percorrer o corpo do pequeno e massagear suavemente, levando em consideração que suas estruturas são muito delicadas e não suportam pressões elevadas.
Além da sensação de estar transmitindo energia para o bebê, os praticantes das massagens podem contribuir na melhoria da digestão do nenê, tonificação e fortalecimento dos músculos, além de relaxar e facilitar o descanso dos pequenos.
A massagem proporciona ao bebê vários benefícios, dentre eles estão:
• Sistema hormonal - Diminui os hormônios de stress, promovendo um sono mais tranqüilo, favorecedor da libertação do hormônio do crescimento.
• Sistema imunitário - Bebês mais tranqüilos mantêm o equilíbrio do Sistema Imunitário.


• Sistema gastro-intestinal - A massagem facilita a digestão, promove o alívio de cólicas e de gases, diminuindo a dor/tensão intestinal.
• Sistema respiratório - Equilibra a respiração e promove a libertação de expectoração.
• Sistema circulatório - Estimula a circulação, promovendo um aumento de oxigênio, contribuindo para uma eliminação de toxinas.
• Sistema linfático - Ajuda na drenagem linfática.
• Sistema muscular - A massagem tem um efeito relaxante e ao mesmo tempo tonificante.
• Sistema nervoso - Sendo a pele o maior órgão de comunicação de que o bebê dispõe, é através do tacto que se transmitem uma infinidade de mensagens. Estes estímulos externos são absorvidos e favorecem a mielinização das células nervosas cerebrais decorrentes dos estímulos tácteis desenvolvidos ao longo da massagem numa corrente de afetos organizadores de bases fisiológicas e emocionais para o futuro.

Quatro Categorias de Benefícios

 Interação: Promoção da vinculação segura, comunicação entre pais e bebê, tempo de qualidade entre pais e filhos, respeito, uso dos cinco sentidos, contacto precoce com ambos os pais, empatia, imitação, amor, etc.
 Estimulação: De todos os sistemas orgânicos acima descritos, desenvolvimento da linguagem, aquisição de consciência mental e corporal, integração sensorial, etc.
 Alívio: Gases, cólicas e eliminação, dores gastrointestinais (digestivas), congestão nasal, tensão muscular, sensibilidade ao toque, desconforto dos dentes, etc.
 Relaxamento: melhores padrões de sono, melhor flexibilidade, melhoria da capacidade de auto-conforto, diminuição de tensões e situações de desorganização neurológica, etc.


Benefícios da Massagem para os Outros

 Para os Pais: melhor compreensão do seu bebê, ler e respeitar os seus sinais, melhor auto-estima e confiança parental face a diferentes situações, tempo de qualidade com o bebê, possibilidade de maior envolvimento do pai, estimula a lactação e diminui a possibilidade de depressão pós-parto.
 Para toda a Família: possibilidade do envolvimento de irmãos mais velhos, da família, intensificação do respeito, criação de um ambiente familiar calmo e tranqüilo.
 Para a Sociedade: aumento do contacto físico positivo, diminuição de agressividade e violência, intensificação do respeito e empatia.
É conveniente que haja um espaço silencioso, tranqüilo e deve-se aproveitar o silêncio para desenvolver outros tipos de comunicação com o bebê.
Para cada fase existe um tipo de massagem mais apropriada para esse contato cuidador x bebê:
 Tac-Tic - é um conjunto de 22 toques feitos em todas as partes do corpo, começando pela cabeça até os pés. Alguns são realizados com a palma da mão e outros com as pontas dos dedos. O terapeuta deve ensiná-lo aos pais, para que eles continuem em casa e intensifiquem o contato com o bebê. Os benefícios comprovados do TAC-TIC derrubaram a crença de que o melhor é manter o prematuro livre de qualquer contato com o mundo, que poderia trazer riscos para sua saúde. Pelo contrário. Com os toques nas terminações nervosas, acredita-se que ocorra o aumento na produção da betaendorfina, um anestésico natural. A partir daí, desencadeia-se uma série de reações que terminam no fortalecimento do sistema de defesa do organismo do bebê, redução de suas dores e diminuição do stress, entre outros benefícios observados.
 Tui Ná - Tui Na (ou Tuina) que quer dizer empurrar (Tui) e agarrar (Na). Tem como objetivo dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue de um meridiano, órgão ou região. Descontrai o indivíduo e reorganiza as energias yin e yang do corpo. A massagem Tuina tem como objetivo também desbloquear ou favorecer o fluxo de energia e sangue nos meridianos onde existe alguma

enfermidade. Se existir uma síndrome num sistema ou órgão em particular, a massagem realizada pelo especialista de medicina tradicional chinesa terá como objetivo restabelecer o equilíbrio energético em particular ou no geral.
 Shantala - é uma técnica de massagem descoberta por Frédérick Leboyer, e consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê/criança. Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. Foi esse encantamento, a relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais apronfudarem o vínculo afetivo com seus bebês. Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança

Nenhum comentário: